quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Clima e vegetação da África


Clima e vegetação da África
Em virtude da localização geográfica do continente, existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semiárido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima intertropical, dessa forma, as temperaturas na região são quase sempre elevadas (superiores a 20ºC). Essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa e as montanhas impedem a entrada de massas de ar no centro do continente. As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões. Nas áreas intertropicais onde concentram-se as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuva como nos desertos, por exemplo. A partir do contexto climático, podemos constatar os seguintes tipos de clima no continente africano:

Clima equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano. Em razão das altas taxas de umidade relativa do ar e da abundância de chuvas, praticamente não existe estiagem, o que proporciona a proliferação de florestas equatoriais.
Clima Tropical: essa característica climática predomina ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é a savana.
Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara, ao norte, e Namíbia e Calaari, a sudoeste.
Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte, o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e sul, nessas áreas as temperaturas variam entre 15ºC e 20ºC. No extremo norte, até mesmo os aspectos da vegetação são diferentes do restante do continente, assim, há formação de plantas com características mediterrâneas.

Veja a seguir o mapa da distribuição da Vegetação e Biomas na África:

Desertos e Rios Importantes da África
Deserto do Saara – localizado na África Branca ou Saariana, com vegetação xerófita e grandes amplitudes térmicas, a rede hídrica é pobre com rios intermitentes, exceto o Rio Nilo que leva riqueza e vida para uma região quase inóspita do planeta. Este Rio mantém seu regime de águas graças sua nascente localizada numa área mais úmida (Lago Vitória), segue curso para o Norte e desemboca com foz em delta no Egito.
Deserto de Namib e Calaari – localizados no sul africano, possuem como fator de desertificação uma Corrente Marítima, Benguela, que assim como a Humboldt na América do Sul, não permite a evaporação das águas e consequente entrada de umidade no território.
Salientam-se também os Rios Niger (em seu baixo curso, Biafra, destaca-se a produção de Petróleo), o Congo (primeiro em volume de águas e segundo em extensão, corta duas vezes o Equador e apresenta famosas cataratas) e Rio Zambeze (onde está a maior Hidrelétrica do continente, Cabora Bassa).
  Vegetação na África
No extremo norte-noroeste da Africa encontra-se um região denominada como Magreb (onde o sol se põe). Nesta região há o predomínio de um clima mediterrânico que associado com o solo, precipitações e altitudes, implica a presença de uma vegetação densa e heterogênea constituída principalmente por maquis e garrigues, respectivamente, plantas rasteiras (mato) e arbustos.
No norte, equivalente a área do deserto do Saara, é possível encontrar uma vegetação bastante aberta, constituída por espécies de xerófilas típicas de clima desértico.
Na região conhecida como a borda do deserto do Saara ou faixa de transição entre o Saara e as savanas. Nesta estreita faixa latitudinal, denominada como Sahel, encontra-se várias espécies deestepes adaptadas ao clima semi-árido.
Na região centro-norte da África, a vegetação corresponde ao clima tropical e recebe o nome de savana, pouco semelhante ao cerrado brasileiro. Há também, uma área com a presença defloresta equatorial correspondendo ao clima equatorial, localizados no centro-oeste deste continente.
No extremo sul, ocorrem os seguintes tipos de vegetações: Ao oeste desta área, encontra-se uma vegetação de xerófilas típica de clima semi-árido correspondendo ao espaço do deserto de Calaari ou Kalahari. Enquanto que ao leste desta mesma região (extremo sul) ocorrem vegetações bastante diversificadas constiuídas, cada uma em sua área, por presença de savanas adaptadas ao clima subtropical com floresta temperada no leste e maquis ao sul.